XVIIIª sessão do Diálogo político entre o Governo de Moçambique e a União Europeia
27 de Novembro de 2013, 12h
Kaya Kwanga
4. Diversos
- Situação das ONGs
BACKGROUND:
O Regulamento de 30 de Dezembro de 2008, relativo aos mecanismos e procedimentos para contratação de cidadãos de nacionalidade estrangeira, prevê três tipos de contratação:
- regime de quotas que estará mais vocacionado para empresas
- trabalho de curta duração (30 dias com possibilidade de ir até 90 dias)
- trabalho de assistência especializado, que menciona entre outros trabalhos em organizações não governamentais.
Até recentemente, o regime de quotas foi o aplicado permitindo de forma simplificada ir até 10% da totalidade dos trabalhadores nas "pequenas empresas".
Uma circular do Ministério do Trabalho, Direcção do Trabalho Migratório, de 20 de Setembro de 2013, partilhado com as ONGs que solicitavam actualmente as autorizações de trabalho, recomenda o cumprimento rigoroso do regulamento e a contratação de pessoal estrangeiro das ONGs em regime de assistência especializada.
Este regime exige no seu artigo 16 um conjunto de procedimentos que incluem certidões, pareceres, equivalência de estudos com uma série de vistos, parecer do delegado sindical, dos serviços sectoriais, depósitos não recuperáveis em caso de não autorização, que tornam discricionário, moroso e caro todo o processo. A competência de decisão sobre estes pedidos é exclusiva de Sua Excelência a Ministra do Trabalho.
E recentemente, mesmo em projectos em curso com sucesso, uma das ONGs financiadas pela UE teve o seu pedido indeferido embora o Ministério sectorial considere o projecto muito importante e pertinente.
Também parece haver uma certa pressão, não totalmente provada, para que as ONGs trabalhem apenas na prestação de serviços sociais e não possam actuar com os seus parceiros no sector da governação. Neste momento este aspecto não pode ser demonstrado.
Anexos:
- Cópia da circular, da lista dos procedimentos para equivalência e do Regulamento.
Contactos: Bela MATIAS; Valentina DE BERNARDI (OPII)
Data: 26/11/2013